O Dia do Sapateiro é comemorado anualmente no dia 25 de outubro, em homenagem aos santos Crispim e Crispiniano, padroeiros da profissão.
A profissão de sapateiro é uma das mais antigas, tendo surgido quando o ser humano percebeu a necessidade de proteger os pés de ameaças como o frio e obstáculos do solo.
A função do sapateiro é fabricar ou consertar calçados, botas, chinelos, sandálias, entre outros. O trabalho do sapateiro é uma arte que envolve o manuseio de instrumentos com maestria e talento para dar o tratamento adequado aos calçados, garantindo o bem-estar dos pés.
A profissão de sapateiro era discriminada quando surgiu, sendo considerada menos relevante do que outras profissões. No entanto, atualmente, existem movimentos de consumo consciente e inclusão social que fazem com que os profissionais do ramo voltem a se destacar no mercado. A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Têxtil, Couro, Calçados e Vestiário da Central Única dos Trabalhadores (CNTV/CUT) é a entidade que comemora o Dia do Sapateiro no Brasil